Lóris: o único primata venenoso do mundo corre risco de extinção

Ele parece um bichinho de pelúcia e seus olhos grandes chamam a atenção. Este é o Lóris(Nycticebus sp.), um primata encontrado somente na Ásia e que tem virado sensação na internet como animal de estimação. A única coisa que muitos não sabem é que esse bichinho é único primata venenoso do mundo e pode matar um homem apenas com uma mordida.

O vídeo abaixo, que viralizou na internet, mostra uma mulher fazendo cócegas no Lóris, que parece gostar. Na verdade, ele não está gostando, mas tentando se defender, já que as glândulas de veneno ficam localizadas nos braços. Quando acessa essas glândulas, ele mistura o veneno com a saliva e espalha pelo corpo. Esta atitude serve tanto como repelente contra insetos quanto contra predadores. O grande perigo está na mordida dele, pois quando o veneno entra em contato com o sangue causa necrose, podendo também causar choque anafilático e até mesmo matar uma pessoa.

Os vídeos com Lóris dão a entender que ele é um bichinho perfeito para ser domesticado. Esta fama está causando uma hiper-valorização dele no mercado clandestino, que, juntamente com a destruição de alguns habitats naturais, já o colocam na lista das espécies em ameaça de extinção.

Evite domesticar animais silvestres. Eles exigem cuidados específicos diferentes do que estamos acostumados a ter com nossos cães e gatos. Se você quiser ter um bichinho de estimação selvagem, garanta que ele venha de criadouros legais e com toda documentação certificada pelo IBAMA. Informe-se sobre os cuidados que devem ser tomados, como alimentação, correta acomodação e cuidados veterinários.

Não compre animais ilegais. Você estaria colaborando com o tráfico de animais, que muitas vezes maltrata os bichinhos e chega a retirá-los de seu habitat natural para vendê-los no mercado clandestino. Seja consciente e proteja o meio-ambiente!

Via Biologia Total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *