10 comportamentos comuns que podem ser ofensivos em outros países

Aqui no Brasil é bastante comum que as pessoas se atrasem para as festas, abram presentes alegremente na frente dos outros, andem de táxi no banco de trás e sejam super carinhosas quando se encontram com seus amigos. No entanto, de acordo com um infográfico criado pelo pessoal do portal Business Insider, esses comportamentos — e outros tantos — podem ser considerados ofensivos em outros países, como você poderá descobrir a seguir:

 

1 – Ser “passageiro” no táxi

Quando você vai de um lugar a outro de táxi, você costuma se sentar no banco de trás do carro? Pois na Nova Zelândia, Austrália, Escócia, Holanda e em algumas regiões da Irlanda é considerado rude não se sentar ao lado do taxista — se você estiver sozinho, claro! —, já que existe um forte debate igualitarista nesses países.

 

2 – Dar risadas escancaradas

Tem coisa mais natural do que mostrar os dentes quando damos risada? Pois no Japão, fazer isso seria equivalente a comer com a boca aberta e fazer uma porção de barulhos enquanto mastigamos a comida.

 

3 – Se atrasar

De maneira geral, na América Latina é bem incomum que as pessoas cheguem exatamente na hora quando são convidadas para festas e outros eventos. No entanto, em muitos países — como na Alemanha — é considerado inaceitável que os convidados se atrasem, nem que seja por apenas alguns minutos.

 

4 – Ficar com as mãos no bolso

Já aconteceu com você de estar conversando com alguém e simplesmente não saber o que fazer com as mãos e colocá-las no bolso? Pois na Turquia, assim como em alguns países asiáticos — como a Coreia do Sul —, fazer isso é considerado um comportamento arrogante.

 

5 – Abrir presentes

Qual é a primeira coisa que você faz ao receber um presente? Abrir o pacote, não é mesmo? No entanto, caso você esteja viajando pela Ásia — especialmente pela Índia ou pela China —, você vai ter que resistir à tentação, pois em muitos países dessa região do mundo é considerado extremamente rude abrir um presente diante da pessoa que o deu a você.

E, já que estamos no assunto, em muitas culturas asiáticas — como no Japão — também é considerado como falta de educação aceitar os presentes! Assim, além de receber, você deve recusá-los várias vezes antes de finalmente aceitá-lo — e guardar o bendito para abrir depois.

 

6 – Errar na mão

Você é do tipo que gesticula bastante e praticamente conversa com as mãos? Nesse caso, é bom você ter em mente que, em muitas culturas, pessoas que não dispõem de papel higiênico usam a mão esquerda para… Você sabe, e usar essa mão — em muitos países africanos e do oriente médio — pode ser considerado muito ofensivo.

 

7 – Roubar um golinho

Você certamente já foi convidado para aquelas festinhas nas quais os convidados só precisam levar a bebida — e deve ter visto mais de um espertinho chegar com cerveja barata e beber a que os demais trouxeram! Pois na Noruega é considerado falta de educação que as pessoas compareçam a uma festa e bebam qualquer bebida que não seja a que elas levaram. Esse costume daria um jeito nos caras de pau que encontramos por aí!

 

8 – Recusar comida

Nem todo mundo se sente constrangido em recusar comida quando é convidado para jantar na casa de alguém. No entanto, na maioria dos países árabes — especialmente no Líbano —, rejeitar algo que os anfitriões estão oferecendo aos convidados é uma atitude extremamente rude, sobretudo se for algo de comer.

Além disso, em diversos locais, como na Rússia, nas Filipinas e na Tailândia, quando você é convidado para comer, “limpar” o prato pode significar que você ainda não está satisfeito — e que o anfitrião não deu a você comida suficiente.

 

9 – Assoar o nariz

Não que ter alguém assoando o nariz ao seu lado seja a coisa mais agradável do planeta, mas em muitos países — entre eles na França, na Turquia, no Japão, na China e na Arábia Saudita —, além de fazer isso em público ser considerado grosseiro, o ato é visto como repulsivo.

 

10 – Fazer demonstrações calorosas de afeto

Aqui no Brasil as pessoas adoram trocar beijos e abraços quando se encontram; quanto mais calorosa for a recepção, melhor! Contudo, em países como a Tailândia, China e Coreia, assim como no Oriente Médio, demonstrações de afeto não são muito bem vistas. Portanto, é uma boa ideia respeitar o espaço dos outros quando estiver de passagem por esses locais.

Via Mega Curioso.

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: