Você tem lavado as mãos da maneira errada

Um estudo recente realizado pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que somente 5% das pessoas lava as mãos corretamente.

Os pesquisadores observaram que um grande número das pessoas não usa sabonete — e um número maior ainda nem chega a lavar as mãos após usar o banheiro. No entanto, elas deveriam: apenas uma grama de fezes humanas pode conter cerca de um trilhão de germes.

Os irmãos Jason e Randy Sklar, produtores da websérie You’re Doing It Wrong (“você está fazendo isso da forma errada”, em tradução livre) fizeram um episódio dedicado ao tema, no qual pesquisaram mais a fundo quais seriam as maneiras mais eficazes de lavar as mãos.

A dupla mostra que, na hora da higiene das mãos, as pessoas se concentram nas palmas e nas costas quando, na verdade, o foco deveria ser nas pontas dos dedos, que são as partes que ficam mais tempo em contato com objetos e superfícies. Durante o processo, o indicado é utilizar sabonete e dedicar pelo menos 20 segundos para a lavagem.

A hora de secar as mãos também é importante: pesquisas mostram que mãos úmidas são ainda piores que as secas quando o assunto é a disseminação de bactérias. Nesse caso, o mais indicado seria utilizar toalhas de papel em vez de secadoras, que não conseguem secar as mãos de forma eficaz.

Por fim, eles ressaltam a importância da regularidade. Só porque você lavou a mão da última vez que foi no banheiro, não quer dizer que pode pular na próxima.

Via Science Alert.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *