Conheça 10 animais brasileiros ameaçados de extinção

A biodiversidade brasileira é uma das maiores do mundo mas muitos dos nossos animais estão ameaçados. Você os conhece?

 

1 – Ararajuba

Ararajuba

A ararajuba, também chamada de Guaruba, é uma ararinha que tem as cores do Brasil. Muito carismáticas, elas estão ameaçadas pela destruição do seu habitat e da captura para serem vendidas como animais de estimação.

 

2 – Gato Maracajá

Gato Maracajá

O gato maracajá parece uma jaguatirica pequena e extremamente ágil. Ele é um grande escalador e vive principalmente nas árvores mas está ameaçado pela destruição do seu habitat.

 

3 – Ararinha Azul

Ararinha Azul

A história da ararinha azul é bem triste. Elas foram capturadas para serem vendidas como pets até que foram totalmente extintas da natureza. Por sorte existiam algumas poucas que viviam em zoológicos. Atualmente os zoos estão trabalhando junto com cientistas para tentar devolver a ararinha azul à natureza e quem sabe, dar um final feliz a essa história.

 

4 – Peixe-boi da Amazônia

Peixe-boi da Amazônia

O peixe boi da Amazônia se diferencia das demais espécies de peixe boi por ter uma mancha branca no peito e por ser o menor entre todos os peixes bois, ainda assim é bem grande e pode chegar a 2,80 metros de comprimento!

 

5 – Cervo do Pantanal

Cervo do Pantanal

O cervo do pantanal é a maior espécie de veado da América do Sul. Ele vive nos terrenos alagados do pantanal, além de ser um bom nadador, mas está ameaçado pelo avanço da agricultura no interior do Brasil que o expulsou dos lugares onde vive.

 

6 – Soldadinho do Araripe

Soldadinho do Araripe

Uma das espécies mais ameaçadas do Brasil. Acredita-se que existam menos de 250 soldadinhos no mundo. Ele vive apenas no interior do estado do Ceará, na região do Araripe e está ameaçado pela destruição do seu habitat.

 

7 – Tamanduá Bandeira

Tamanduá Bandeira

O tamanduá bandeira é a maior espécie de tamanduá do mundo. Vive no cerrado brasileiro e por ser diferente, às vezes é difícil de entender porque o animal é desse jeito, mas a aparência do o torna muito bem adaptado ao seu ambiente. Infelizmente ele está ameaçado pelo avanço da agricultura e as queimadas no cerrado.

 

 

8 – Mico-leão de Cara Preta

Mico-leão de cara preta

Existem quatro tipos de mico-leões, os dourados, os pretos, os pretos com a cara dourada e os dourados com a cara preta. Todos os quatro estão ameaçados de extinção, mas o de cara preta é o mais ameaçado de todos. A principal ameaçada aos mico-leões é a destruição da mata atlântica e a soltura de macacos exóticos no seu habitat. (sabe aquela pessoa que tem um sagui de estimação e resolve soltar em qualquer canto? Nunca faça isso! Esses macacos matam os micos-leões!)

 

9 – Tatu Bola

O tatu bola da caatinga contam com cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola, mas ele continua muito ameaçado pela destruição do seu habitat natural.

 

10 – Onça

Onça

O animal mais famoso do Brasil também está ameaçado de extinção. A onça é um dos maiores felinos do mundo e um predador de topo, sendo capaz de caçar até jacarés! Existem duas variações da mesa espécie: a onça pintada e a onça preta.

Via Quizur.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *