Misterioso pedaço de lixo espacial está prestes a colidir com a Terra

U m pedaço de entulhos que estava orbitando a Terra além da Lua está prestes a entrar na rota de colisão do planeta. Os astrônomos estimam que isso acontecerá no dia 13 de novembro.

Eles deram à massa suspeita o nome de WT1190F, concluíram que ela tem dois metros de comprimento e que é provavelmente oca. Só tem um problema no meio dessa história: não se sabe ao certo do que se trata nem qual é a composição desse lixo espacial.

O WT1190F entrará em combustão na atmosfera no dia 13 e os fragmentos restantes cairão no Oceano Índico ao sul de Sri Lanka.

O evento provavelmente passará batido para a maioria das pessoas, mas os astrônomos cuja especialidade é localizar objetos se aproximando da Terra estão bem curiosos em relação ao lixo espacial. O motivo é que essa é uma rara oportunidade para os cientistas estudarem como objetos em aproximação do planeta interagem com a atmosfera terrestre.

Considerando que o WT1190F possui uma órbita elíptica com o dobro da distância entre a Terra e a Lua, os resultados deverão ser bem interessantes. Especula-se até mesmo que o pedaço de metal possa ser uma peça importante da exploração espacial, como um módulo de algum foguete antigo da era Apollo, por exemplo.

Via Gizmodo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *