Por que personagens das caixas de cereais estão sempre olhando para baixo?

Você tem o costume de comer cereais? Já notou algo curioso na caixa deles? Um estudo divulgado pelo site Food Psycholoy da Cornell University apontou o motivo pelo qual os animais e demais personagens das embalagens de cereal estão sempre olhando para baixo. A pesquisa envolveu 65 caixas de cereal de marcas diferentes nos Estados Unidos e foi realizada em 10 supermercados diferentes. Com ela, os pesquisadores descobriram que os cereais vendidos para crianças costumam ficar na prateleira do meio dos supermercados. Já os cereais vendidos para adultos costumam ficar na parte mais alta.

Além disso, a pesquisa também concluiu que os olhos dos personagens dos cereais de criança geralmente estão olhando para baixo e os cereais destinados a adultos estão olhando para frente. Não pense que isso é por acaso. Depois que os pesquisadores determinaram o angulo do olhar dos personagens, eles perceberam que o olhar foi calculado para criar um contato visual intencional com as crianças.

Aposto que você nunca tinha notado isso, não é mesmo? As caixas e até as alturas em que elas são colocadas nas prateleiras são pensadas para chamar a atenção das crianças e fazer com que elas se interessem pelo produto. Tudo isso, é claro, sem que quase ninguém se dê conta.

 

Segundo estudo

Em um segundo estudo os pesquisadores analisaram a medida em que o contato visual com caixa de cereal influenciam os sentimentos de confiança e conexão com uma marca. Cerca de 63 voluntários participaram da pesquisa. Eles foram convidados a observar uma caixa de cereal e classificar os sentimentos que tinham no momento.

No teste, duas caixas de cereais foram mostradas, uma em que o personagem olhava para baixo e outra em que ele olhava para frente. Os resultados mostraram que a confiança na marca era 16% maior e o sentimento de conexão também era 28% maior quando havia contato visual entre o personagem e a pessoa. Outra informação obtida foi de que os participantes gostaram mais dos cereais por causa do truque, ou seja, poderiam ser mais fieis à marca.

Se quiser entender melhor como a pesquisa foi realizada, pode assistir ao vídeo a seguir, em inglês:

Agora que você já conhece o truque utilizado pelas marcas de cereal e pelos supermercados, não se deixe enganar na próxima vez que for comprar o produto, nem deixe que seus filhos caiam nessa.

Via Food Psysichology.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *