Artista cria museu submerso no Oceano Atlântico

O artista, mergulhador e fotógrafo Jaison deCaires Taylor já é conhecido por suas ambiciosas esculturas submersas. Mas dessa vez, o escultor levou o desafio a um novo nível: depois de dois anos de trabalho, deCaires abriu oficialmente o Musea Atlantica, um museu submerso no Oceano Atlântico, próximo às Ilhas Canárias. São mais de trezentas obras instaladas em solo marítimo, próximas a recifes de corais.

Sua paixão pelo oceano e seus mistérios vem da infância, quando morava na Malásia e mergulhava sempre com seus pais. Suas obras, propositalmente, estão ali para sofrer interferência da fauna e da flora marítima, dos quais deCaires tem bastante conhecimento. Ele sabe, por exemplo, que locais onde ocorreram naufrágios são excelentes para pesca, uma vez que as embarcações atraem muitos animais para esconderijo e comida.

Muita vida marinha está a procura de bons lugares para se esconder de predadores. Se você coloca objetos na água, ele são colonizados bem rapidamente“, explicou o escultor à GOOD. Naturalmente, a “colonização” varia bastante da espécie que está ao redor: também depende da qualidade da água, da luz que incide na região, entre outros. De qualquer forma, Taylor faz o possível para que o ambiente seja saudável – tanto que não inclui qualquer tipo de metal em suas esculturas, já que poluem o meio ambiente e são corrosivos. A intenção de deCaires é que suas obras durem centenas de anos.

Quanto mais tempo ficarem embaixo d’água, mais camadas de depósito de cálcio se formarão, então ficarão mais e mais irreconhecíveis com o passar do tempo”, explicou o artista. É por isso que escolheu formas humanas para suas obras: por mais interferência que sofram, sempre há alguma parte que fica reconhecível. “Mas com certeza, em um ano, [o museu] estará completamente amalgamado com o oceano“, comemora deCaires.

Confira mais fotos do Musea Atlantica abaixo:

(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)
(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)

 

(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)
(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)

 

(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)
(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)

 

(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)
(FOTO: JASON DECAIRES TAYLOR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *