Cartógrafo britânico desenvolve mapa digital de Marte

O cartógrafo Chris Wesson, da Ordnance Survey, agência britânica de mapeamento, desenvolveu um mapa digital de Marte. Com base nos dados disponibilizados pela NASA, ele teve a ideia de realizar o projeto como forma de experimentar novas técnicas de mapeamento para futuras missões no planeta.

O mapa cobre 3672 x 2721 quilômetros em uma escala de 1 para 4 milhões e pode ser usado para explicar as futuras missões para Marte para o público. Como a agência espacial americana pretende enviar uma missão tripulada para o planeta vermelho em 2030, é interessante que todos consigam entender melhor a superfície marciana.

É de interesse de todos que nos tornemos mais familiares com o espaço e a oportunidade de aplicar nossa cartografia inovadora a um planeta diferente foi um desafio ao qual não conseguimos resistir“, disse David Henderson, diretor de produtos da Ordnance Survey em entrevista ao Science Alert.

No blog da agência britânica de mapeamento, Wesson explicou que sua maior dificuldade foi entender melhor a topografia de Marte que, por sua vez, é bem diferente da Terra. “A superfície é bem esburacada, mas em uma escala tão grande que eu vi vários pedaços de terra que apareciam planos em relação às crateras com milhares de metros de profundidade, por isso a necessidade de iluminar partes diferentes e exagerar porções da superfície“, escreveu o cartógrafo.

O mapa está disponível online (você pode fazer o download de duas versões dele no Flickr da Ordnance Survey) e mostra regiões como a Western Arabia Terra, pela qual passaram a Pathfinder e a Opportunity. Veja abaixo:

 

(FOTO: FLICKR/ORDNANCE SURVEY)
(FOTO: FLICKR/ORDNANCE SURVEY)

 

(FOTO: FLICKR/ORDNANCE SURVEY)
(FOTO: FLICKR/ORDNANCE SURVEY)

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: