Hubble fotografa aglomerado de galáxias ‘sorridente’

Se contássemos que lá fora, em algum lugar distante do universo, existe um aglomerado de galáxias que mais parece com isso aqui  🙂 você provavelmente não iria acreditar. Mas a foto acima, tirada pelo telescópio espacial Hubble, não deixa dúvidas que nosso cosmos pode nos surpreender até com fenômenos como este. Einstein explica.

No centro da imagem, vemos duas grandes galáxias alaranjadas, a SDSSCGB 8842.3 e a SDSSCGB 8842.4. São os olhos de nosso emoticon espacial. Logo abaixo temos um ponto branco, outra galáxia que pode ser carinhosamente chamada de “nariz”. O “sorriso” é um efeito curioso conhecido como Anel de Einstein: certas estruturas do universo são tão massivas que sua atração gravitacional acaba deformando o espaço-tempo ao seu redor e funcionam, literalmente, como uma lente cósmica, capaz de ampliar, distorcer e desviar a luz que passa por elas.

Neste caso específico, o padrão de anel ocorre devido a um alinhamento exato e simétrico entra a fonte luminosa, a lente (no caso, as galáxias) e o observador (o Hubble). O telescópio forneceu aos astrônomos diversas imagens como esta, o que permite uma pesquisa mais aprofundada sobre este efeito e também sobre os primórdios do universo.

🙂

Via Revista Galileu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *