Esse pássaro é o único animal capaz de reproduzir escalas musicais humanas

Até recentemente, enxergávamos a música como algo particular dos seres humanos, portanto, restrita ao âmbito das manifestações da nossa cultura. No entanto, um artigo publicado recentemente no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que o tordo eremita, uma espécia de ave da mesma família do sabiá, é capaz de empregar, nas melodias de seu canto, os mesmos princípios matemáticos que regem as escalas musicais humanas, aplicadas tanto a estilos ocidentais quanto orientais. A descoberta é sem precedentes, nunca se soube de outro animal dotado desta habilidade.

Os pesquisadores analisaram os espectrogramas, que são representações gráficas das frequências sonoras, de 71 gravações que continham 10 ou mais notas emitidas por 14 tordos eremitas. Os modelos estatísticos indicaram que 57 destes cantos se assemelhavam muito ao que os músicos chamam de séries harmônicas, que dão a base matemática para as escalas.

Os autores acreditam ser improvável que a similaridade seja proveniente da estrutura vocal do pássaro. Eles acham que os animais escolhem cantar nestas séries harmônicas, talvez por facilitarem a lembrança das notas ou então para agradar as fêmeas. A descoberta reforça a tese de que a música não seja apenas um fenômeno cultural, mas que também esteja parcialmente vinculada com preceitos biológicos.

Nota: a imagem de capa mostra foto de Kelly Colgan Azar/ Flickr/ Creative Commons

Via Revista Galileu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *