NASA revela imagens fascinantes de Saturno




Desde que chegou em Saturno, em 2014, a sonda Cassini tem coletado dados e registrados imagens incríveis. As mais recentes, captadas nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano, mostram a vista do hemisfério norte e detalhes do ‘hexágono de Saturno’, um padrão de nuvens existente no planeta.

A última fase da missão Cassini começou no dia 30 de novembro. Chamada de Ring-Grazing Orbits, ela tem como objetivo registrar imagens detalhadas — talvez algumas das melhores já captadas na história — dos anéis externos do planeta e as pequenas luas que orbitam por lá. Ao longo do processo, a nave fará 20 órbitas de uma semana de duração, nas quais também captará detalhes do hemisfério norte de Saturno antes de ir para as beiradas dos principais anéis.

O hemisfério norte do planeta e seus anéis vistos a partir de filtros espectrais diferentes
O hemisfério norte do planeta e seus anéis vistos a partir de filtros espectrais diferentes. Cada um deles é sensível a diferentes comprimentos de onda de luz e revela nevoas e altitudes (FOTO: NASA)

“Este é o começo do fim da nossa exploração histórica de Saturno. Vamos fazer com que as imagens reveladas e as que virão nos lembrar de que vivemos uma aventura corajosa e ousada ao redor do planeta mais magnífico do Sistema Solar”, disse a cientista Carolyn Porco, da missão Cassini, em comunicada oficial da NASA.

A Cassini continuará a coleta de dados até o dia 22 de abril de 2017. Depois de fazer uma aproximação de Titã, lua de Saturno, a sonda fará seu passeio entre o planeta e seus anéis internos. Em setembro, a nave entrará com tudo na atmosfera de Saturno e, após transmitir todos as informações coletadas para a Terra, desligará seu sinal.

NOTA: A imagem da capa mostra o hexágono de Saturno captado pela Cassini (FOTO: NASA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *